O Curso de Especialização em Metodologia do Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras surgiu do debate da construção de um projeto promovido pelos Colegiados de Letras, Língua Inglesa e Língua Francesa, do Departamento de Educação do Campus II, UNEB, após várias reflexões sobre a necessidade de um programa de pós-graduação que contemplasse os professores e demais profissionais da educação relacionados às línguas estrangeiras.
Esse debate foi conduzido por professores dos dois colegiados em comissão mista com o finco de produzir o projeto que contemplasse a necessidade dos licenciados e bacharéis dos Cursos de Letras com línguas estrangeiras interessados em ampliar a sua formação acadêmica. Nesta primeira versão, o curso contemplará as demandas voltadas para as línguas estrangeiras Inglesa e Francesa.
1 – Identificação do curso
1.1 TÍTULO
Metodologia do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
1.2 DEPARTAMENTO
Departamento de Educação – DEDC II
1.3 CAMPUS
Campus II – Alagoinhas – Bahia
1.4 COLEGIADOS RESPONSÁVEIS
Colegiado de Letras, Língua Inglesa e Literaturas
Colegiado de Letras, Língua Francesa e Literaturas
1.5 GRANDE ÁREA E ÁREA DO CONHECIMENTO
Grande área: Linguística, Letras e Artes
Área do conhecimento: Linguística Aplicada
1.6 LOCAL DE REALIZAÇÃO
Departamento de Educação – Campus II – Alagoinhas – Bahia
1.7 COORDENAÇÃO
Coordenador: Adilson da Silva Correia
Vice-coordenadora: Margarete Nascimento dos Santos
2 – Objetivos do curso
Geral:
Possibilitar a formação continuada de professores de línguas estrangeiras, proporcionando análises e pesquisas no âmbito do ensino-aprendizagem de línguas na Educação Básica, debatendo aspectos da multiculturalidade e linguagens.
Específicos:
a) Discutir aspectos e abordagens de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, trazendo para o debate problemas locais enfrentados pelos profissionais de ensino;
b) Fomentar a análise e pesquisa sobre o ensino-aprendizagem de literaturas e outras linguagens, focalizando as línguas estrangeiras nas escolas públicas;
c) Promover a compreensão sobre ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras através de leitura, compreensão e produção de gêneros discursivos literários e não literários;
d) Desenvolver projetos de pesquisa que promovam a produção científica sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na região.
e) Desenvolver a competência intercultural crítica, através de estudos e pesquisas sobre processos relativos à cultura, interculturalidade e multiculturalidade.
3 – Linhas de pesquisa do curso
As atividades do curso estão vinculadas às seguintes linhas de pesquisa que são contempladas pelas áreas de conhecimento do curso de pós-graduação lato sensu:
I – Ensino-aprendizagem de línguas e literaturas estrangeiras.
II- Linguagens, culturas e processos discursivos.
III – Literaturas, artes e culturas contemporâneas.
IV – Constituição histórica e política das Línguas Estrangeiras.