APRESENTAÇÃO

ATENÇÃO: O resultado final já está disponível na seção – processo seletivo

O Curso de Especialização em Metodologia do Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras surgiu do debate da construção de um projeto promovido pelos Colegiados de Letras, Língua Inglesa e Língua Francesa, do Departamento de Educação do Campus II, UNEB, após várias reflexões sobre a necessidade de um programa de pós-graduação que contemplasse os professores e demais profissionais da educação relacionados às línguas estrangeiras.

Esse debate foi conduzido por professores dos dois colegiados em comissão mista com o finco de produzir o projeto que contemplasse a necessidade dos licenciados e bacharéis dos Cursos de Letras com línguas estrangeiras interessados em ampliar a sua formação acadêmica. Nesta primeira versão, o curso contemplará as demandas voltadas para as línguas estrangeiras Inglesa e Francesa.

 

1 – Identificação do curso

 

1.1 TÍTULO
Metodologia do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras

1.2 DEPARTAMENTO
Departamento de Educação – DEDC II

1.3 CAMPUS
Campus II – Alagoinhas – Bahia

1.4 COLEGIADOS RESPONSÁVEIS
Colegiado de Letras, Língua Inglesa e Literaturas
Colegiado de Letras, Língua Francesa e Literaturas

1.5 GRANDE ÁREA E ÁREA DO CONHECIMENTO
Grande área: Linguística, Letras e Artes
Área do conhecimento: Linguística Aplicada

1.6 LOCAL DE REALIZAÇÃO
Departamento de Educação – Campus II – Alagoinhas – Bahia

1.7 COORDENAÇÃO
Coordenador: Adilson da Silva Correia
Vice-coordenadora: Margarete Nascimento dos Santos

 

2 – Objetivos do curso

 

Geral:

Possibilitar a formação continuada de professores de línguas estrangeiras, proporcionando análises e pesquisas no âmbito do ensino-aprendizagem de línguas na Educação Básica, debatendo aspectos da multiculturalidade e linguagens.

Específicos:

a) Discutir aspectos e abordagens de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, trazendo para o debate problemas locais enfrentados pelos profissionais de ensino;

b) Fomentar a análise e pesquisa sobre o ensino-aprendizagem de literaturas e outras linguagens, focalizando as línguas estrangeiras nas escolas públicas;

c) Promover a compreensão sobre ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras através de leitura, compreensão e produção de gêneros discursivos literários e não literários;

d) Desenvolver projetos de pesquisa que promovam a produção científica sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na região.

e) Desenvolver a competência intercultural crítica, através de estudos e pesquisas sobre processos relativos à cultura, interculturalidade e multiculturalidade.

 

3 – Linhas de pesquisa do curso

 

As atividades do curso estão vinculadas às seguintes linhas de pesquisa que são contempladas pelas áreas de conhecimento do curso de pós-graduação lato sensu:

I – Ensino-aprendizagem de línguas e literaturas estrangeiras.
II- Linguagens, culturas e processos discursivos.
III – Literaturas, artes e culturas contemporâneas.
IV – Constituição histórica e política das Línguas Estrangeiras.