APRESENTAÇÃO
O edital e a ficha de inscrição já estão disponíveis na guia – processo seletivo.

O curso será ministrado por docentes do Campus I, II e XVIII, bem como por convidados de outras instituições de ensino superior, todos integrantes do Núcleo de Estudos Africanos da UNEB Alagoinhas, com o intuito de fornecer aos discentes subsídios teóricos e proporcionar o contato com pesquisadores do âmbito dos Estudos Africanos. Será utilizada semanalmente, uma sala de aula do Departamento de Educação, com capacidade para 60 estudantes, contendo projetor multimídia, além de lousa.

O curso apresenta uma estrutura curricular formada por componentes disciplinares ministradas regularmente, contemplando algumas das áreas de conhecimento que integram os Estudos Africanos, a exemplo da História, Letras, Literatura, Ciências Sociais, Cinema e Comunicação. Ressalte-se que estas áreas sob o caráter interdisciplinar, fundamental para o conhecimento do continente africano em suas mais diferentes dimensões e perspectivas.

A metodologia de trabalho desse curso consiste em exposição participada, leitura, análise e produção de textos (individuais e grupais), exposição oral, discussões, debates, dinâmicas de grupo, seminários e, por fim a elaboração da monografia individual com defesa. Os recursos didático-instrucionais utilizados serão os seguintes: slides; livros e textos fotocopiados para trabalhos em sala e discussões (preferencialmente os que constam no módulo); atividades programadas; técnicas de dinâmica de grupo; filmes, trabalhos grupais; e o que mais se fizer pertinente e necessário ao bom andamento e à qualidade do curso.

O curso será ofertado aos sábados no período das 8h da manhã ás 12h, e das 13h às 18h, e eventualmente em dias a serem combinados, a depender da demanda. Será estruturado sob a forma de módulos, com a oferta de duas disciplinas concomitantes, sendo uma pela manhã e a outra pela tarde, perfazendo o total de 10 horas-aula presenciais, que serão cursadas de forma concomitante, sob a forma de módulos. Os discentes só poderão se submeter à avaliação da monografia após a conclusão de todas as disciplinas. O curso será de caráter cem por cento presencial, devendo o discente dispor de 75% de freqüência mínima. O orientador da monografia será escolhido pelo discente.