Notícias

UNEB realiza seminário preparatório para Fórum Social Mundial; Evento reserva conferência de Jurema Werneck (Anistia Internacional Brasil)

Categoria: Notícias

Discutir com a comunidade a participação da UNEB no Fórum Social Mundial (FSM). Esse é o objetivo do seminário preparatório que a universidade vai realizar no dia 28 de fevereiro, das 8h às 18h, no teatro da instituição, no Campus I, em Salvador.

A iniciativa, gratuita e aberta ao público, visa articular e mobilizar professores, pesquisadores, técnicos e estudantes para a construção da programação da UNEB para essa edição do evento, que abordará o tema Resistir é Criar, Resistir é transformar.

Jurema Werneck vai proferir conferência sobre direitos humanos. Foto: Reprodução*

A programação do seminário contará com mesa de debates com integrantes do grupo facilitador do FSM, além de atividades culturais.

Destaque para a conferência Direitos Humanos na Construção de outro mundo: Mulheres, Juventude, LGBT, Povos do Campo e Povos de Comunidades Tradicionais, que será proferida por Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional Brasil.

A professora Rosana Rodrigues, membro da comissão de organização do FSM na UNEB, destaca a importância do envolvimento dos departamentos nessa atividade e em outras propostas visando à articulação com a sociedade local e os territórios.

“Esse seminário acontecerá na semana de abertura do semestre 2018.1 com objetivo de mobilizar, articular toda a comunidade acadêmica, na capital e no interior do estado, para a construção coletiva do FSM, aprofundando o eixo “Direitos Humanos”, pauta constante das discussões e ações da UNEB”, frisou a coordenadora.

Para participar do seminário não há necessidade de realizar inscrição prévia.

13º Fórum Social Mundial

A 13ª edição do Fórum Social Mundial será realizada em Salvador entre os dias 13 e 17 de março. A expectativa é que cerca de 150 mil pessoas de todo o mundo participem das atividades do evento, que acontecerão na UNEB e em vários outros espaços da capital baiana.

O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento que envolve movimentos sociais de várias partes do mundo, a fim de elaborar alternativas para uma transformação social global.

Os interessados podem se inscrever no site do evento até o dia 20 de fevereiro, nas modalidades: Participante, Comitê e Grupo de Trabalho, Entidade, Atividades, Inscrições Solidárias e Casos Especiais.

O prazo para as inscrições de participantes e de organizações podem ser feitas online, até o dia 10 de março, e no local durante o evento.

Apenas coletivos ou organizações podem inscrever atividades que farão parte da programação do Fórum, e que serão autogestionadas. Ou seja, as organizações devem ficar responsáveis por definir os nomes de palestrantes e suas presenças em Salvador, por meios próprios e seu formato das atividades. Já a organização do FSM 2018 garantirá o espaço para a realização da atividade proposta e divulgação da mesma na programação no site do Fórum.

Resultado de um longo processo de diálogo no Coletivo Brasileiro e consultas nacionais e internacionais, as Atividades poderão ser inscritas a partir de 19 eixos temáticos.

*Foto: Reprodução do site oglobo.globo.com.