Notícias

UNEB divulga nota de repúdio à agressão contra a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Categoria: Notícias

NOTA DE REPÚDIO

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vem a público repudiar veementemente a agressão perpetrada contra gestores e docentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ontem (6), em operação da Polícia Federal que os conduziu, de forma coercitiva, para depoimento.

A UNEB também expressa grave preocupação em relação a ações policiais e judiciais como essa, que vêm se repetindo ultimamente no país, em especial contra instituições públicas de ensino superior, violando o princípio da autonomia universitária e os direitos individuais resguardados pela Constituição brasileira.

Denúncias de supostos ilícitos e irregularidades devem ser investigadas a fundo, sem privilégios a ninguém, entretanto os órgãos e agentes públicos competentes devem agir sempre no estrito respeito aos ditames constitucionais do estado democrático de direito, evitando-se a condenação prévia e execração pública de investigados e de instituições.

Esta Universidade solidariza-se à indignação e à luta da comunidade acadêmica da UFMG e das demais instituições que sofreram ações similares, reiterando estar vigilante na defesa dos valores da democracia e da autonomia universitária.

Salvador, 7 de dezembro de 2017

José Bites de Carvalho
Reitor da UNEB