Notícias

Setembro Amarelo: UNEB lança campanha de estímulo à empatia e autocuidado

Categoria: Notícias

Empatia, gentileza e autocuidado. Esses conceitos tematizam a Campanha Uma Palavra Amiga, lançada nesta segunda-feira (2), em todos os campi da UNEB.

A ação, organizada pela universidade, por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom), é alusiva ao Setembro Amarelo, uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, e tem o objetivo de alertar estudantes, servidores e a sociedade em geral para a importância que uma palavra amiga pode ter na vida de alguém.

Para Josenildes Oliveira, assessora de Comunicação da UNEB, a campanha visa promover a valorização da vida e incentivar a comunidade acadêmica e a sociedade a dialogar sobre o tema Saúde mental.

“A campanha  pretende contribuir para estimular a pessoa em estado emocional vulnerável a se sentir mais confiante para solicitar ajuda profissional. Entendemos que isso é possível a partir de atitudes que se desenvolvem no cotidiano das relações e espaços, na escuta, no abraço, no acolhimento. É esse ambiente de empatia que a campanha pretende inspirar”, destacou a assessora.

A iniciativa consiste na afixação de cartazes em todos os campi da UNEB com frases encorajadoras, que visam envolver a comunidade acadêmica no processo de conscientização sobre o tema, estimulando o autocuidado e o comportamento de empatia na comunidade universitária.

Os cartazes foram distribuídos para todos os departamentos da universidade. No Campus I, em Salvador, será montado também um painel em frente à Reitoria. A campanha também se estende às Redes Sociais institucionais, através da postagem de cards com adaptações dos cartazes.

O desenvolvimento do plano de campanha contou com a consultoria, supervisão e acompanhamento de psicólogas do Serviço Médico Odontológico e Social (SMOS) e da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Praes) da universidade.

A Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) e a Assessoria de Gestão Setorial (AGS) da UNEB também são parceiras da iniciativa.

DADOS – O Brasil registra mais de 11 mil mortes por suicídio a cada ano, o equivalente a mais de 30 casos por dia, em média, uma morte a cada 40 minutos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio já é a segunda maior causa de morte no planeta entre pessoas de 15 e 29 anos. No Brasil, o número de suicídios entre jovens cresceu 24% nos últimos anos.

ONDE PROCURAR AJUDA?

Centro de Valorização da Vida (CVV)
71 3322-4111 ou 3322-4141
www.cvv.org.br

Confira aqui também contatos e endereços dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em toda a Bahia.