Notícias

Segundo Seminário Cultura de Gêneros e de Sexualidades Dissidentes da Universidade do Estado da Bahia

Categoria: Notícias

CONVITE

Da Comissão Organizadora

Sentimos honrados em convidar este departamento para o Segundo Seminário Cultura de Gêneros e de Sexualidades Dissidentes da Universidade do Estado da Bahia, Campus II – Alagoinhas, a ser realizado durante os dias 23 e 24 de novembro de 2017, com apoio do Departamento de Educação, Conselho do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UNEB, Campus II.
O Seminário tem como proposta promover discussões produtivas em torno de temáticas sobre a cultura de gêneros e de sexualidades a partir da perspectiva metodológica transdisciplinar com o intuito de gerar multiplicidade de conhecimentos que se choquem com as produções acadêmicas hegemônicas de saberes de gênero e de sexualidade. Este ano, nosso evento traz como tema A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE (TRANS)FORMAÇÃO. A finalidade é contemplar com profundidade questões significativas à população de transexuais, transgêneros e de travestis visando problematizar as razões históricas, políticas e culturais que negam e esvaziam os corpos desses sujeitos dos espaços de poder/saber institucionalizados. Visa ainda, debater como a Universidade pode produzir políticas que promovam visibilidades desses corpos e garantam o espaço da academia como lugar seguro para a construção de suas identidades. Além disso, o seminário propõe discutir as políticas atuais de ódio contra a comunidade LGBTQ e como os discursos de ataque a esta população ganham legitimidade diante da justiça conservadora e anacrônica.
Pedimos contar com o apoio do Departamento para divulgar este evento para os colegiados e e-mails das turmas deste Campus, bem como poder encaminhar este afrontoso convite para os demais Campus da nossa Universidade.

Desde já agradecemos!

Alagoinhas, 11 de novembro de 2017