Notícias

Governo do Estado inicia processo de implantação do novo modelo de gestão de pessoas na UNEB

Categoria: Notícias

Você sabe o que é o RH Bahia?

Trata-se de um projeto de modernização da gestão de Recursos Humanos capitaneado pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB).

O RH Bahia tem como objetivo aperfeiçoar e empreender mais agilidade a todas as áreas de atuação da política de recursos humanos do Estado. O projeto pretende automatizar mais de 90% dos processos, praticamente eliminando o uso de papel nos procedimentos da área de gestão de pessoas.

Além de permitir ao governo aprimorar as formas de acompanhamento das ações desenvolvidas nos diversos órgãos do estado, a iniciativa irá gerar economia financeira e mais rapidez no acesso a informações gerenciais.

O sistema também dará mais autonomia aos servidores e empregados públicos ativos, inativos e pensionistas no acompanhamento e resolução das suas demandas, ao possibilitar o acesso online facilitado a informações, vantagens e benefícios.

Na UNEB, qual o primeiro passo?

A implantação do RH Bahia está sendo realizada em duas ondas. A primeira contemplou empresas públicas e sociedades de economia mista. A UNEB será contemplada na segunda onda, que inclui todas as secretarias, autarquias e fundações do estado e deverá mobilizar cerca de 270 mil servidores, aposentados e pensionistas.

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) e a Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) são as responsáveis pela implantação do sistema na UNEB.

O primeiro passo é a atualização de dados dos servidores da universidade. Nesse sentido, atendendo a determinação da SAEB, a PGDP e a UDO enviaram comunicado aos gestores solicitando o envio dos nomes dos servidores lotados por local de trabalho e as coordenações de cada setor da estrutura organizacional até o dia 3 de julho.

As demais etapas necessárias para iniciar a operação do sistema na UNEB serão divulgadas posteriormente.