Notícias

494 estudantes dos 24 campi apresentam pesquisas na XIX Jornada IC da UNEB

Categoria: Notícias

di

A Jornada de IC deste ano abordou o tema IC na UNEB: 19 anos iluminando caminhos. 

Microfungos ocorrentes em materiais lignificados em área de extrema importância biológica do Semiárido brasileiro. Essa é a pesquisa desenvolvida pelo estudante do 7º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim, Lucas Barbosa.

A pesquisa do discente objetiva inventariar a diversidade de espécies desses microfungos associados à serapilheira em ambiente terrestre e submerso na Serra da Fumaça no município de Pindobaçu, Bahia.

img_aluno

O discente lucas Barbosa está desenvolvendo pesquisa sobre microfungos no Semiárido Baiano.

A apresentação dos resultados preliminares de seus estudos será amanhã (8) durante a XIX Jornada de Iniciação Científica da universidade, iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), que iniciou atividades ontem (6), no Teatro UNEB, no Campus I, em Salvador.

“A Jornada de Iniciação Científica da UNEB é um momento de socialização e avaliação de pesquisas que estão sendo realizadas em nossa universidade, além de proporcionar ao estudante amadurecimento profissional, facilitando assim a nossa inserção em outros programas de pesquisa”, destacou Lucas.

O evento, que está em sua décima nona edição e reúne 494 bolsistas dos 24 campi da instituição, tem como objetivo promover o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas na modalidade de iniciação científica nas diversas áreas do conhecimento, através dos programas de iniciação científica (IC) da UNEB, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

IC na Formação Acadêmica

A conferência de abertura do evento foi marcada palestra ministrada pelo coordenador de Pesquisa e Inovação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Publica (EBMSP), Diego Menezes, que abordou o tema A importância da Iniciação Científica no Processo da Formação Acadêmica. O docente ressaltou o panorama da produção científica no Brasil, através de gráficos comparativos e exposição de pesquisas.

“A UNEB tem cumprido um importante e eficiente papel na formação de novos cientistas e sabemos que esse não é um trabalho simples, é desafiador. É uma missão muito árdua, que necessita de dedicação e investimento”, avaliou Diego Menezes.

19 Anos: Iluminando Caminhos

A mesa de abertura da Jornada, que este ano abordou o tema 19 Anos: Iluminando Caminhos, contou com a participação do Reitor da UNEB, professor José Bites de Carvalho, da Vice-Reitora, professora Carla Liane, e dos Pró-Reitores de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), professor Atson Fernandes, de Ensino de Graduação (Prograd), professora Kathia Marise Salles, de Extensão (Proex), professora Maria Celeste, e de Assistêncial Estudantil (Praes), professor Ubiratan Menezes.

“Temos pesquisas sendo desenvolvidas em todas as regiões da Bahia e em diversas áreas do conhecimento. Isso é reflexo da crescente produção científica na nossa universidade”, destacou o Reitor.

Atson Fernandes pontuou a importância da IC no fomento da pesquisa no estado. “Para continuar crescendo precisamos investir em pesquisas e em novas tecnologias, e estimular ainda mais o desenvolvimento de pesquisas e a disseminação de conhecimento nos quatro cantos da Bahia”, ressaltou Professor Atson.

Também participaram  do evento a representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professora Célia Marques Telles, os diretores do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, professor Valdélio Santos, e do Campus VII, professor Marcos Fábio, o Presidente do Comitê de Iniciação Científica da UNEB, professor Walter Nei Lopes, e a Presidente do Fórum dos Coordenadores de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade, professora Sara Farias.

programação da jornada segue até amanhã (8) e reserva ainda palestras, oficinas e minicursos. As apresentações científicas estão sendo realizadas no Auditório Jurandyr Oliveira, do Departamento de Educação (DEDC), no Campus I, e a cerimônia de encerramento será realizada no Teatro UNEB.