APRESENTAÇÃO

imagem-semanahistoria

Ficha de inscrição da monitoria para a IV Semana de História – VAGAS LIMITADAS.

Período de inscrição 28/07 a 02/08.

Remeter ficha para o email: semanahistoria4@outlook.com

Comissão Organizadora da IV Semana de História da UNEB divulga NOVO Cronograma das Inscrições no evento.

1. Proposição de Simpósios Temáticos: 20/04/2016 a 27/05/2016.

2. Resultado das propostas de Simpósios Temáticos: 31/05/2016.

3. Inscrições para Comunicações Orais: 01/06/2016 a 11/07/2016..

4. Resultado e envio das Cartas de Aceite: 15/07/2016.

5. Inscrição de ouvintes: 05/07/2016 a 05/08/2016.

 

 

O Departamento de Educação (DEDC)/Campus II da UNEB e o Colegiado do Curso de Licenciatura em História promovem a IV Semana de História, que será realizada de 9 a 11 de agosto de 2016, na cidade de Alagoinhas (BA). Em sua quarta edição, a partir do tema “História e Democracia: Ensino, Pesquisa e outras Práticas Sociais”, o evento busca afirmar-se como um espaço de diálogo e debates com a comunidade acadêmica e o público em geral.

IV Semana de História congregará profissionais (pesquisadores, professores) e estudantes de História e outras áreas afins, oriundos de instituições de ensino superior e de pesquisa baianas e/ou nacionais, fortalecendo os laços acadêmico-científicos e a difusão do conhecimento. Nesta perspectiva, o evento promoverá conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, lançamentos de livros e programação cultural. Assim, as discussões contemplarão diversos eixos temáticos a serem abordos ao longo da sua Programação.

A temática escolhida para esta quarta edição do evento é especialmente significativa no contexto da crise institucional que atravessa a sociedade brasileira, responsável por colocar em xeque o Estado Democrático de Direito e as conquistas alcançadas ao longo das últimas décadas. Em 1985, superamos uma ditadura que agudizou muitos dos problemas ainda enfrentados pela sociedade brasileira – especialmente a desigualdade social e a concentração de renda. Em 1988, através da “Constituição Cidadã”, inserimos na Lei suprema da organização do Estado princípios relacionados aos direitos individuais e sociais. As conquistas da sociedade brasileira, alcançadas durante os últimos 30 anos, fruto das lutas de milhões de homens e mulheres (com protagonismo dos trabalhadores urbanos e rurais), não podem ser colocadas em questão sob quaisquer pretextos. Assim, advertimos para o sério risco de ruptura institucional, o que resultaria em retrocesso político e abriria caminho para um ataque frontal à Universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada. A propósito, segundo Eric J. Hobsbawm (1917-2012), o ofício dos historiadores consiste em lembrar o que os outros esquecem. Deste modo, o trabalho dos amantes de Clio torna-se significativo no contexto das discussões acerca do passado e dos seus desdobramentos sobre a sociedade brasileira contemporânea.

Portanto, esperamos que o evento hora apresentado, mediante as discussões acerca da pluralidade de abordagens, fontes e métodos que singularizam o conhecimento histórico, presente no ensino, na pesquisa e nas diversas práticas sociais, intensifique a função social da História e contribua para estreitar os vínculos entre a Sociedade e a Universidade.

 

 

Objetivos:

 

O objetivo fundamental da IV Semana de História é integrar pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e de graduação das mais diversas instituições de ensino e, desta forma, favorecer o debate, as trocas e o diálogo teórico-metodológico sobre temáticas diversificadas, que envolvam dimensões históricas, sociais, políticas, econômicas, educacionais, dentre outras.

Pretende-se, também, contribuir para a disseminação dos conhecimentos produzidos na esfera acadêmica no e sobre o município e a região de Alagoinhas (BA). Além disso, pretende-se com este evento recepcionar os calouros do Curso de Licenciatura em História (2016.1).

 

Público Alvo:

 

Graduandos, graduados, pós-graduandos, professores e pesquisadores dos Cursos de Licenciatura em História e áreas afins.

 

Programação Provisória:

 

09/08/2016 (terça-feira)

Tarde

14 às 17 horas – Credenciamento.

17 às 18 horas – Lançamento de livros.

Noite

19 horas – Abertura Solene.

19 horas e 30 minutos – Conferência de Abertura.

21 horas e 30 minutos – Programação Cultural.

 

10/08/2016 (quarta-feira)

Manhã

9 às 12 horas – Simpósios Temáticos

Tarde

14 horas e 30 minutos às 17 horas e 30 minutos – Mesa Redonda I.

Noite

19 às 22 horas – Mesa Redonda II.

 

11/08/2016

Manhã

9 às 12 horas – Simpósios Temáticos.

Tarde

14 horas e 30 minutos às 17 horas e 30 minutos – Mesa Redonda III.

Noite

19 horas às 21 horas e 30 minutos – Conferência de Encerramento

21 horas e 30 minutos – Programação Cultural.

 

Cronograma para inscrições/normas para envio dos resumos:

 

Proposição de Simpósios Temáticos: 20/04/2016 a 27/05/2016
Resultado das propostas de Simpósios Temáticos: 31/05/2016

 

Normas para submissão dos Simpósios Temáticos:

 

As inscrições serão realizadas entre os dias 20 de abril e 20 de maio de 2016 através do preenchimento do formulário de inscrição e do encaminhamento para o e-mail semanahistoria4@outlook.com

 

 

A proposta de Simpósios Temáticos poderá ser encaminhada por, no máximo, dois autores, sendo exigido que um dos proponentes tenha a titulação mínima de mestre na área do Simpósio e o segundo seja, no mínimo, graduado. No ato da inscrição, deverá ser anexada uma ementa do Simpósio Temático proposto e um e-mail para onde serão enviadas as propostas de comunicação oral, avaliadas pelas Comissões Científica e Organizadora do evento. A ementa deve conter um título que informe de modo claro e direto qual o tema de interesse do simpósio. Do mesmo modo, deve conter a justificativa da proposição e quais questões são de interesse para debate no simpósio proposto. O(s) proponente(s) de cada Simpósio Temático ficará(ão) responsável(is) pela análise e aprovação das comunicações e pelo agendamento das mesmas nos dias/horários/salas disponibilizados pela Comissão Organizadora. O número máximo de participantes em cada simpósio é 14 (catorze).

Inscrições para Comunicações Orais: 01/06/2016 a 04/07/2016
Resultado das propostas e envio das Cartas de Aceite: 08/07/2016

 

Normas para a submissão de trabalhos nos Simpósios Temáticos:

 

As inscrições serão realizadas entre os dias 24 de maio e 28 de junho de 2016, através do preenchimento do formulário de inscrição anexo e do seu encaminhamento para o e-mail indicado pelos coordenadores do Simpósio Temático escolhido. O proponente deverá ser, no mínimo, graduando com trabalho de conclusão de curso em andamento e/ou estar vinculado a projetos de Iniciação Científica, monitoria, extensão, PIBID, PIBIC, PET ou similares. No ato de inscrição, deverá anexar o resumo do trabalho conforme normas abaixo. Serão aceitos até 2 (dois) autores por trabalho e ambos deverão realizar a inscrição no evento. Cada inscrito poderá apresentar apenas 1 (um) trabalho em apenas 1 (um) Simpósio Temático.

Caso algum Simpósio Temático seja cancelado por razão de não haver atingido o número mínimo de 7 (sete) participantes, os inscritos serão realocados em outro Simpósio e/ou considerados como ouvintes. Caso o trabalho não seja aceito para Comunicação, o inscrito será automaticamente considerado como ouvinte.

 

Normas para o envio dos resumos:

 

As propostas de Comunicação enviadas aos coordenadores de Simpósios Temáticos deverão ser encaminhadas através de um resumo com, no mínimo, 15 (quinze) e, no máximo, 30 (trinta) linhas, sem afastamento de parágrafo, em espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12, em formato Word. O título do trabalho deve estar em negrito; margem direita 2.5 e esquerda 3,0, superior e inferior 2,5. As propostas devem apresentar uma introdução, problemática, referencial teórico-metodológico e resultados da pesquisa.

Inscrição de Ouvintes: 04/07/2016 – 04/08/2016.

 

Comissão Organizadora

 

Docentes:

Eliane Brito Silva
Elisangela Oliveira Ferreira
José Gledison Rocha Pinheiro
Marilécia Oliveira Santos
Raimundo Nonato Pereira Moreira

Discentes:

Andréia Franco Belmont
Julianna Mendes Andrade Santos
Klecio Damasio Correia
Lenin Araújo Pandini Santana
Roberto Luis Bonfim dos Santos Filho

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Dr. Aldo José Morais Silva (UEFS)
Prof. Dr. Carlos Alberto Oliveira de Oliveira (UESC)
Prof. Dr. Eurelino Teixeira Coelho Neto (UEFS)
Prof. Dr. Flávio José Gonçalves (UESC)
Profa. Dra. Lina Maria Brandão de Aras (UFBA)