Curso – História

O CURSO

img-historia

A ênfase do ensino de história na educação básica se desloca do mero acúmulo de informações para a reflexão e a problematização, onde se mostram fundamentais a construção da identidade do aluno e seu preparo para a cidadania.

Assim, considerando “consensual a impossibilidade de estudar a História de todos os tempos e sociedades”, os PCN’s enfatizam a necessidade que tem o professor de escolher conteúdos que sejam relevantes paraque o aluno possa se situar no seu próprio contexto histórico e encontrar soluções para os problemas da sua realidade.

Caberá à Instituição formadora o papel de propiciar reflexões e procedimentos de análise e construção do conhecimento histórico que, embora não abarquem todas as épocas e sociedades, capacitem o futuro professor de História a buscar, selecionar, interpretar e socializar informações novas e relevantes.

Neste sentido, o professor de História deve ser capaz de lidar com diferentes linguagens na produção do conhecimento e no ensino de História, a fim de que os estudantes possam reconhecer e valorizar as diferentes modalidades de registro histórico, para além dos documentos tradicionalmente reconhecidos como tal, favorecendo “a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, análise, confrontação, interpretação e organização de conhecimentos históricos escolares”.

 

VESTIBULAR

 

Duração do Curso – De 8 a 14 semestres.

Campo de Atuação – Instituições privadas e públicas de educação básica, fundações, Organizações da sociedade civil, ONGS, empresas estatais ligadas à preservação do conhecimento, da memória e do patrimônio artístico e cultural.

Turno – Noturno.

Número de Vagas  40 vagas.