Curso – Educação Física

O CURSO

img-personal

O curso de Licenciatura em Educação Física foi criado a partir de demandas da comunidade Alagoinhense e iniciou suas atividades no semestre 2005.2. O curso funciona durante o dia, sendo que pela manhã acontecem as atividades de ensino e à tarde, as atividades de extensão e pesquisa.

A licenciatura em Educação Física do Campus de Alagoinhas reconhece os sistemas de educação, saúde, esporte & lazer como possibilidades de atuação docente em Educação Física e apresenta uma proposta cuja matriz curricular visa construir um perfil acadêmico e profissional que articula conhecimento técnico com compromisso político.
O quadro docente do curso de licenciatura em Educação Física para atender a perspectiva ampliada na formação inicial reunirá professores das ciências humanas e naturais com domínio em diferentes campos temáticos. O quadro docente é composto, atualmente, por 13 professores, sendo 01 especialista, 09 mestres dos quais 03 cursam doutorado, 03 doutores e 01 pós-doutor. Além disso, quando necessário a partir da especificidade de algum componente curricular, o curso conta com professores colaboradores de outros Colegiados e/ou Departamentos.

São desenvolvidos no curso, no momento, 04 Projetos de Extensão, 04 Projetos de Pesquisa nas modalidades de PIBIC, PROBIC e PROFORTE e fazemos parte do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Além disso, os acadêmicos podem se aproximar da docência nas monitorias de ensino ofertadas no curso. O curso de Licenciatura em Educação Física preza por uma formação que integre, efetivamente, o tripé do ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, pretendemos criar e ampliar os projetos de extensão e pesquisa na área com profissionais devidamente qualificados, atendendo as demandas oriundas da região.

Educar, produzir e socializar conhecimentos no âmbito da Educação Física em uma sociedade concreta e ideologicamente situada é tarefa do curso, visto que essa área tornou-se socialmente abrangente. A formação acadêmica, por força de lei, visa, sobretudo, à formação de professores de Educação Física para trabalharem na escola. No entanto, a proposta do presente curso traz aberturas para a atuação do profissional nos diversos campos na qual o fazer educativo referente à cultura corporal ocorra, desde que possa atender a interesses e necessidades da população.

Posto assim, a proposta deste curso de Educação Física compreende que a formação no âmbito da cultura corporal terá como horizonte a articulação das diferentes práticas educativas, numa perspectiva interdisciplinar, sendo desenvolvida com ênfase nos procedimentos de observação e reflexão, visando à atuação em situações contextualizadas, com registro de observações e a resolução de situações-problema.

O que se propõe aqui é uma caminhada que favoreça o acesso ao conhecimento nos diferentes campos possíveis de atuação do professor de Educação Física, de modo a possibilitar escolhas entre o seu desejo e as necessidades postas pela população do lugar donde esse profissional venha a ser inserido e atuar profissionalmente. Nesse sentido, o entendimento da formação continuada estará perpassando a própria formação inicial. Em síntese, a formação, aqui concebida, compreende-se na sua incompletude, diferenciando-se das referências conservadoras concebidas como prontas e acabadas.

Assim, o alcance dos objetos específicos de atenção ao licenciado em Educação Física está estruturado em sintonia com a Formação Geral Humanística, a Formação Geral Técnica e ao Aprofundamento de Conhecimentos, de modo articulado com quatro universos temáticos: Fundamentos – Conhecimento e Metodologia – Sistematização do Conhecimento e Práxis Pedagógica.

 

Perfil do Egresso

 

O que estuda um(a) licenciado(a) em Educação Física?

Estuda as teorias sobre o desenvolvimento do corpo e da mente humana, compreendendo as atividades físicas que garantem a saúde e a capacidade física das pessoas, através de uma prática interdisciplinar. Avalia programas educativos em educação física para vários segmentos da sociedade. O profissional estuda es possa atuar como professor(a) da área nos níveis e modalidades de ensino da educação básic ses conhecimentos de forma integrada a conhecimentos pedagógicos (Educação) para que a.

Onde um (a) licenciado (a) em Educação Física trabalha?

Em empresas públicas, privadas, fundações, e ONGs que desenvolvem atividades para a saúde do corpo e da mente, Escolas públicas e privadas dentre outros espaços educativos que desenvolvam estudo ou ensino sobre a Educação Física.

Em quanto tempo me formarei como licenciado (a) em Educação Física?

Integralização: mínimo de 04 anos / máximo de 07 anos.