NORMAS PARA INSCRIÇÃO
As Inscrições com apresentação de trabalhos foram prorrogadas até o dia 05/10/2015.
Alguns arquivos  do Colóquio de Letras foi atualizado. Verifique na guia ‘DOCUMENTOS EM ANEXO’.

 

As inscrições com apresentação de trabalhos acontecem entre os dias 21/08 e 12/10.

Datas do evento: 21, 22, 23/10

Inscrição com submissão de trabalho: 21/08 – 12/10

Inscrição como ouvinte: 21/08 – 21/10

Envio da Carta de Aceite: 17/10

Apenas os inscritos que declararem vínculo com instituições da Educação Básica, Ensino Superior e Movimentos Sociais podem submeter propostas de apresentação de trabalhos;

O participante, ao preencher a Ficha de Inscrição, optará pela apresentação oral ou visual/pôster do trabalho. Não será permitido a apresentação em ambas modalidades;

O trabalho inscrito deve estar associado a um dos eixos temáticos do evento;

Será analisado pelo Comitê Científico (1) um único trabalho por proponente e mais (1) um no qual o mesmo figure como co-autor;

No momento da inscrição, o participante deverá encaminhar o  resumo do artigo em arquivo em formato .DOC, para o e-mail indicado: coloquioestagio@yahoo.com.br

 

Sobre os trabalhos completos:

 

Os trabalhos aprovados sem ressalvas pelo Comitê Científico serão publicados nos Anais do Evento.

Os trabalhos completos devem ser enviados até o dia 31/10.

O texto deve ser apresentado em Língua Portuguesa obedecendo uma linguagem clara, precisa, fundamentada, cotejando teorias, problemas, dados, etc.

Todo o texto deve observar as normas técnicas propostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobretudo aquelas que se referem à citação de materiais teóricos, apresentação de dados e referências bibliográficas.

O texto deve observar a sequência INTRODUÇÃO (delimitação do assunto, objetivos do trabalho, contextualização do tema, recursos metodológicos, limitações da abordagem); DESENVOLVIMENTO (principal parte do texto, corresponde à exposição ordenada e pormenorizada do assunto, podendo ser subdividido em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema); CONCLUSÃO (parte final do texto com as conclusões correspondentes ao(s) objetivo(s) do trabalho, podendo referir desdobramentos relativos à importância, repercussão, encaminhamentos, etc), podendo ter títulos específicos. As seções do texto não configuram página capitular e são separadas apenas por 2 (dois) espaços. Apresentar-se-á as Referências ao final do trabalho, no qual constarão as menções e citações. As referências seguirão também as normas da ABNT. Ilustrações, Figuras e Tabelas integram o texto se houver espaço e devem conter a referência correspondente.

 

Normas específicas (obrigatórias a todos os trabalhos encaminhados):

 

Margens do documento:
Superior: 3 cm
Inferior: 2,0 cm
Esquerda: 2,0 cm
Direita: 2,0 cm

Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito, fonte Arial, tamanho 12, somente primeira letra em maiúscula em ambos;

O nome do autor(es): Alinhado à direita, seguido de nota de rodapé, no fim da página, indicando a instituição de ensino a qual estão vinculados e e-mail para contato;

Resumo: Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, entre 200 e 300 palavras. Fonte: Arial, tamanho 10. Esta mesma norma aplica-se ao resumo em língua estrangeira (inglês ou francês);

Palavras-chave: em número de 03, separadas por ponto e vírgula; Fonte: Arial, tamanho 10. Esta mesma norma aplica-se às palavras-chave em língua estrangeira (inglês ou francês);

O resumo deve destacar: apresentação do tema de estudo, objetivo, fundamentos teóricos, metodologia desenvolvida e resultados projetados/alcançados ou considerações finais;

Corpo do texto, Fonte: Arial, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas: 1,5. Citações no corpo do texto devem vir entre aspas;

Citações textuais com mais de 3 linhas devem atender:
a) recuo de 4 cm da margem esquerda;
b) A mesma fonte do corpo de texto, tamanho 10;
c) Espaçamento entre linhas: simples;

As referências bibliográficas citadas no texto deverão aparecer completas no final do artigo em ordem alfabética de sobrenome do autor, atendendo-se aos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), cujos pontos básicos estão especificados a seguir:

a. As citações do livro deverão conter:
Autor(es), título grifado; número da edição (a partir da 2a); local de publicação; editora; data.

b. As citações de artigos de livro deverão conter:
Autor(es) do artigo; título do artigo; título do livro grifado; organizador(es) da coletânea; número da edição (a partir da 2a); local de publicação; periodicidade da revista.

c. As citações de artigos de revistas deverão conter:
Autor(es) do artigo; Título do Artigo; Título da revista grifado; Local de publicação; no do volume, no do fascículo; no de páginas iniciais e finais do artigo citado; local; mês e ano da publicação; periodicidade da revista;

 

Critérios de Avaliação:

 

A Comissão Científica avaliará a coerência, clareza e objetividade do texto; correção da escrita, adequação ao eixo temático do trabalho encaminhado e às normas de editoração;

Os textos serão encaminhados para os pareceristas que realizarão a avaliação;

Não serão aceitos trabalhos que não obedeçam aos critérios estabelecidos;

A Comissão terá autonomia para recusar um trabalho ou sugerir pequenas modificações antes da publicação.

 

Inscrições na modalidade “Comunicação Oral”:

 

Os trabalhos inscritos devem ter entre 8 e 12 páginas, incluindo as referências. Nas sessões de comunicação, o participante terá 15 minutos para expor o trabalho e mais 5 minutos para debatê-lo. As datas e horários das apresentações serão publicadas logo após a confirmação da inscrição.

 

Inscrições na modalidade “Pôster”:

 

Os trabalhos inscritos devem ter no máximo 5 páginas, incluindo as referências. Nas sessões de apresentação de pôsteres, o autor permanecerá no stand onde o trabalho será exposto para responder as dúvidas dos demais participantes. As datas e horários das apresentações serão publicadas logo após a confirmação da inscrição.

 

Normas específicas para a exposição dos pôsteres:

 

a) É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar;

b) O pôster deve ter orientação vertical com as seguintes dimensões: Largura: 90cm e Altura: 120cm;

c) Ser compostos por Título (idêntico ao proposto no ato da inscrição); Nomes, emails e instituições dos autores; Introdução, Metodologia, Discussão Teórica, Resultados, Conclusão e Referências. Identificar “Trabalho de alunos da graduação ou egressos” ou “Trabalho de Professor de Educação Básica ou Técnica”, se for o caso; Incluir o logotipo (se houver) da Instituição a qual o autor está vinculado;

d) O pôster deverá ter clareza. Sugere-se o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis. Deve-se organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;

e) Para que a leitura do pôster possa ser efetuada a 1,5m de distância, sugere-se que utilize a fonte “Arial” com tamanho 36 para o título, 27 para os subtítulos e 24 para textos e resumos. Na legenda de possíveis gráficos e imagens, o tamanho da letra utilizado não deve ser inferior a 12.

 

Apresentação dos Trabalhos:

 

Comunicação Oral:

 

a) Serão organizadas em Sessões de Comunicação nas quais cada participante terá 15 minutos para apresentar o trabalho. As sessões serão mediadas por um membro da comissão organizadora/comitê científico, ou algum outro participante indicado para esta atribuição.

b) Todos os participantes terão à disposição equipamento de projeção visual (computador e datashow).

c) A organização do evento não se responsabiliza por eventuais problemas de compatibilidade e configuração de arquivos no momento da apresentação.

d) Recursos audiovisuais extras devem ser solicitados no momento do credenciamento.

 

Apresentação de pôster:

 

a) Os pôsteres ficarão em exposição durante o dia designado para a apresentação em local específico.

b) O autor permanecerá próximo ao trabalho durante o período destinado à apresentação

c) Não será permitido a apresentação com retroprojetor, computador, microfone e/ou outros equipamentos elétricos. Tampouco utilizar aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos outros autores da sessão;

d) Não será permitido que um único autor apresente mais de um pôster ou que a apresentação do mesmo seja realizada por terceiros: não autores;

e) Não será permitido apresentar o pôster fora da data, local ou horários programados.